• Eng. Fabio Roberto

O Que São Transientes Hidráulicos

Transientes hidráulicos são fenômenos passageiros ou transitórios como o nome mesmo remete, durante um transitório a pressão e vazão mudam a condição inicial de operação em regime permanente para condição final de pressão estática.


Os transientes hidráulicos ocorrem sempre que se para de bombear um determinado fluido que poder ser água, esgoto ou outros em uma instalação, essa parada pode ser de forma controlada e planejada mediante variadores de velocidade ou de forma brusca, por exemplo em uma condição de falta de energia.


Se bem que a queda de energia ocorre poucas vezes, por ser uma condição critica que pode romper o sistema deve ser analisada mediante o estudo de golpe de ariete para dimensionar e selecionar los dispositivos de proteção necessários.


Outras causas dos transientes hidráulicos:

- Abertura ou fechamento de válvulas - Alteração do nível dos reservatórios - Alteração brusca de consumo - Enchimento ou esvaziamento da tubulação


Consequências dos Transientes Hidráulicos

- Vazamentos de água, perda da estanqueidade

- Stress mecânico - Rupturas parciais - Potencial colapso total da tubulação - Danos as bombas, válvulas, instrumentos de medição - Danos aos selos e conexões da tubulação - Invasão de patógenos, riscos para a saúde (tubulação embaixo do lençol freático) - Interrupção prolongada do serviço - Desgaste prematuro, manutenção antecipada.

O correto projeto de sistemas de proteção contra o golpe de ariete é feito através de modelação matemática com auxilio de programas e softwares, é humanamente impossível considerar e calcular todas as variáveis presentes em um cálculo de transiente hidráulico sem o auxilio de um computador, software específico e experiência.

É praticamente impossível evitar os transientes hidráulicos, mas é perfeitamente possivel evitar as consequências desse fenômeno.


Grande Abraço

Eng. Fabio Roberto

164 visualizações

Tem um Problema de Golpe de Aríete? Fale conosco!

11 47883140

Av. Patrícia Lúcia de Souza, 370 - Parque Industrial das Oliveiras, Taboão da Serra - SP, 06765-317

©2019 por Aberko Equipamentos Industriais.