• Eng. Fabio Roberto

Entendendo o Golpe de Aríete

Atualizado: 6 de Nov de 2019


Golpe de ariete é o nome dado ao fenômeno da mudança brusca de pressão e suas consequências.



Em instalações prediais antigas é comum ouvir barulhos e vibrações provenientes do golpe de aríete durante o acionamento de válvulas de descarga e outras válvulas de fechamento rápido, o interrompimento brusco do bombeamento da água da caixa inferior para as caixas superiores localizadas nos últimos andares também é item crítico e pode causar rompimentos da tubulação durante uma eventual falta de energia.

O nome desse fenômeno físico é transiente hidráulico, sem me alongar muito no conceito são fenômenos passageiros ou transitórios como o nome mesmo remete, durante um transitório a pressão e vazão mudam rapidamente a condição inicial de operação em regime permanente para condição final de pressão estática. 

Em outras palavras, imagine a sua tubulação de água como uma linha de trem, e a locomotiva é a água, quando fecha uma válvula repentinamente ou quando se interrompe um bombeamento acontece um bloqueio da sua linha, mas o trem (água) não consegue parar e transfere para tubulação toda energia cinética do movimento.

É basicamente isso que acontece, com o agravante de que a onda de choque se propaga dentro da tubulação, para cada nó (conexão) essa onda é multiplicada em todos os sentidos e assim por diante até a dissipação total da energia.

Muitas vezes a pressão gerada durante esse choque é maior que a pressão de projeto da tubulação, nesses casos acontecem os rompimentos.

Os transientes hidráulicos acontecem em edifícios, grandes tubulações de água e esgoto, tubulações de irrigação de lavouras e em diversos lugares o tempo todo, mas no geral só damos atenção a esse assunto quando começam aparecer barulhos nas tubulações ou rompimento de válvulas.


A Aberko tem uma equipe de engenheiros para solucionar seus problemas de golpe de aríete em tubulações hidráulicas.


Grande Abraço

Eng. Fabio Roberto

Golpe de Aríete


#golpedeariete

23 visualizações

Tem um Problema de Golpe de Aríete? Fale conosco!

11 47883140

Av. Patrícia Lúcia de Souza, 370 - Parque Industrial das Oliveiras, Taboão da Serra - SP, 06765-317

©2019 por Aberko Equipamentos Industriais.