• Eng. Fabio Roberto

5 Causas de Barulhos nas Tubulações Prediais

Atualizado: 6 de Nov de 2019

Ruídos, vibrações, golpes e outros sons estranhos são relativamente comuns nas tubulações prediais ou casas com sistemas que possuam bombeamento ou pressões manométricas elevadas, mas o que fazer quando o som é muito alto e começa comprometer sua paz e sossego? Quando o sono de domingo após o almoço é interrompido por um barulho de dentro da parede? Ou até chega ao ponto de aparecerem vazamentos comprometendo a vedação de troneiras e registros?


O nome correto desse problema é Golpe de Aríete, indo mais a fundo é um problema de transientes hidráulicos, é um fenômeno resultante das variações de escoamento do fluido, Quando o estado permanente de escoamento em um sistema é alterado, os valores de velocidade e pressão ao longo da tubulação mudam ao longo do tempo, ondas de pressão criadas no momento de mudança do regime de escoamento viajam na velocidade do som, a pressão máxima atingida, velocidade e tamanho do estrago que vai causar dependerá das propriedades elásticas da água e da tubulação, como material da tubulação, espessura da parede do tubo, quanto maior a variação de pressão maior a onda de choque causada. Essa onda segue pela tubulação e a cada obstaculo, curva, cotovelo, válvula, se propaga uma nova onda em sentido contrário ate´que ocorra a dissipação total devido as perdas de energia devido ao atrito.


Agora que você já entende um pouco mais sobre as o fenômeno do golpe de ariete vamos as 5 (cinco) principais causas de barulhos nas tubulações prediais.


1 - Torneiras com aberturas e fechamento rápido, 1/4 de volta.

Torneiras de grande vazão e fechamento rápido são ótimas para o dia a dia, apenas com 1/4 de volta, menos de 1 segundo que já temos a vazão em 100%, muita água para lavar as mãos, escovar os dentes e etc, mas o oposto também ocorre, fechando praticamente instantaneamente a vazão chega a zero em um piscar de olhos. Isso causa golpe de aríete, com menos intensidade mas pode ser um gerador de ruídos nas tubulações prediais.


2 - Ducha higiênica com abertura rápida.

Uma simples ducha, serve para lavar.... onde for necessário, quando acionado o gatilho ocorre praticamente o mesmo, 100% da vazão em uma fração de segundos e quando é interrompido a mangueira vibra parecendo estar viva, isso é o golpe, multiplicado a 40 ou mais apartamentos pode ser causador de ruídos na tubulação.



3 - Pressurizadores.

Muitas vezes não há pressão suficiente em unidades mais altas e principalmente nas localizadas nas coberturas, isso é normal já que a pressão de coluna de água nessas unidades é bem menor, estão mais próximas da caixa d'água, a instalação de pressurizadores é uma das soluções, mas dependendo do tipo de pressurizador instalado pode gerar golpe de aríete.


4 - Válvulas de descarga com acionamento rápido e grande vazão.

Essa são as clássicas, antigas, barulhentas mas muito eficientes para mandar tubulação a dentro tudo aquilo que é necessário, porém mal reguladas, desgastadas ou em alguns casos pelo simples fato de existirem parecer ser suficiente para gerar golpes na tubulação hidráulica.



5 - Dimensionamento incorreto da tubulação

Todas as tubulações estão sujeitas a golpes de ariete, dimensionadas corretamente ou não, pois é um fenômeno físico dos fluidos, mas o dimensionamento correto ajuda a minimizar suas consequências, inclusive com a instalação de dispositivos de proteção adequado para receber e minimizar o efeitos do golpe de ariete.


A Aberko possui uma equipe de engenheiros mecânicos especialistas que podem sugerir o melhor tipo de proteção dependendo do problema que você esta enfrentando em sua instalação hidráulica.


Se você precisa de ajuda para solucionar seu problema de barulhos nas tubulações e golpes de aríete, envie uma e-mail para nossa equipe de engenheiros contato@aberko.com.br ou contato no telefone 11 4788-3147.


Grande Abraço

Eng. Fabio Roberto

Aberko Equipamentos Inds. Ltda




141 visualizações

Tem um Problema de Golpe de Aríete? Fale conosco!

11 47883140

Av. Patrícia Lúcia de Souza, 370 - Parque Industrial das Oliveiras, Taboão da Serra - SP, 06765-317

©2019 por Aberko Equipamentos Industriais.